Sessão do dia 09/08/2013 traz em foco as questões ambientais do município de Paratinga.

por pai publicado 13/08/2013 23h32, última modificação 09/07/2015 10h17
Em uma sessão com varias votações de requerimentos, indicações, apresentações de projetos de leis e pareceres, vereadores de Paratinga traz a tona questões ambientais e culturais do município.

Em primeira ordem do dia o presidente Aristoteles (Toge), colocou em discussão e votação o projeto de lei do executivo municipal Nº 04, que dispõe sobre a doação de lotes urbanos de propriedade do município e o projeto de lei Nº 05, que dispõe sobre a instituição do título para regularização de legitimidade de lotes de propriedade urbana. Onde os mesmos a pedido da comissão de orçamento e finanças, presidida pelo vereador Carlos André Porto Santos (Déu) e também do líder do governo, vereador Adriano Brito Martins, o adiamento da votação, para uma melhor apreciação dos requerentes em reunião posterior. Voltando ao plenário para votação na próxima sessão ordinária.

O presidente Toge, colocou para análise e decisão do plenário, a respeito do horário das sessões da câmara, ficando definido por unanimidade que as mesmas acontecerão sempre as sextas feiras as nove horas da manhã. Exceto, edições extraordinárias, previamente requeridas pelos vereadores conforme regimento interno.

Nesta sessão tivemos ainda a votação e aprovação de diversos requerimentos, indicações e pareceres por parte dos vereadores.

Essa reunião do dia 09/08/2013, teve um foco especial na questão ambiental no município de Paratinga, uma preocupação geral por partes dos vereadores, principalmente com o rio São Francisco e as lagoas do jacaré e buracão que recebiam águas do Velho Chico e era uma fonte de renda e sobrevivência para moradores dessas localidades e hoje se encontram em estado crítico e segundo os mesmos requer ação imediata de recuperação.

O presidente Toge, falou ainda sobre a importância da presença dos vereadores nas questões culturais do município, onde o mesmo tem uma representação cultural forte, principalmente na questão dos negros e precisa ser reconhecida e consequentemente reparadas pelos erros do passado. Informou também, que na próxima quinta feira dia 15/08/2013, estará em Paratinga, Florisvaldo Rodrigues, do Quilombo Araçá Cariacá; Coordenador Regional dos Quilombos da CRT e de Claudio Pereira, do Quilombo Lagoa das Piranhas; Coordenador Regional do CBHSF (Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco), que fará reuniões nas comunidades do Barro, Poção e no bairro do Tomba, discutindo sobre assuntos relacionados aos afros descendentes e suas identificações.

Foi colocado em apreciação pelo presidente em caráter de urgência, urgentíssima, o projeto de lei 14/2013, que estabelece o código florestal do município. Como a matéria é complexa e de ampla discussão pelos vereadores e sociedade civil, ficou definida que a mesma irá sofrer uma análise mais detalhada voltando ao plenário para votação em sessão posterior.