Presidente da Camara de Vereadores participa de Seminario da bacia hidrografica do Rio Santo Onofre

por pai publicado 29/07/2013 02h32, última modificação 09/07/2015 10h17
Presidente da Câmara de Vereadores de Paratinga Toge, esteve presente no I Seminário que discutiu o Projeto da Bacia Hidrográfica do Rio Santo Onofre, organizado pela Agencia Peixe Vivo, CBHSF e a empresa LOCALMAQ, no ultimo dia 26/07/2013. na Comunidade de Canabrava, neste município.

O Vereador Toge que também é membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Santo Onofre e Paramirim, ressaltou a importância da participação dos moradores da região, no processo de revitalização do Riacho Santo Onofre.

O Projeto de recuperação hidroambiental da sub-bacia do Rio Santo Onofre tem como objetivos controlar os processos erosivos das margens e o assoreamento do leito, sempre com envolvimento da comunidade local. Para tanto, o Comitê do Rio São Francisco está investindo R$ 775.018,97 em obras e serviços que deverão gerar como resultados a melhoria da qualidade da água, contribuindo não apenas para a sustentabilidade ambiental, como também, para a qualidade de vida das pessoas que moram na região.

A execução dessas ações será direcionadas pelo diagnostico realizado pela empresa TC/BR que realizou visitas ao local, incluindo consultas à comunidade, além de levantamentos diversos para a elaboração da proposta técnica.

I seminario da Bacia Hidrografica do Rio Santo Onofre

As principais obras previstas envolvem a proteção das margens e barrancas de rios com implantação de cercas ao longo da área de preservação permanente, e adequação de trechos de estradas da região, principalmente as de acesso aos cursos d´agua, com a raspagem da faixa de rolagem, proporcionando uma melhoria na drenagem. Também serão construídos diques de pedras para retenção de sedimentos no curso principal do rio e em seus afluentes. Com essas intervenções, será possível contribuir para ampliar a oferta de água, bem como reduzir os processos erosivos e o assoreamento do rio. As obras e serviços, que deverão se estender por 10 meses, serão executados pela empresa LOCALMAQ LTDA, empresa vencedora da licitação realizada pela AGB Peixe Vivo, agência de bacia do Comitê do São Francisco. A fiscalização estará a cargo da Gama Engenharia e Recursos Hídricos Ltda.

O projeto beneficiará grande parte da população da bacia hidrográfica do Rio Santo Onofre, em especial aos moradores das regiões ribeirinhas. A Comunidade foi ouvida na fase inicial de preparação do projeto, e terá participação na fase de execução das obras. A programação incluirá atividades  educação ambiental. Voltadas ao uso racional das águas e à adequada conservação do solo, com realização de seminários, além de visitas técnicas, palestras e oficinas.

I seminario da Bacia Hidrografica do Rio Santo Onofre