Câmara de vereadores de Paratinga, abre as suas portas para a cultural Municipal

por pai publicado 02/08/2013 01h50, última modificação 09/07/2015 10h17
Aconteceu nesta quinta feira 01/08/2013 a 3ª conferência de Cultura de Paratinga e a 1ª da atual gestão municipal.

A Câmara de Vereadores foi palco de discussão sobre a cultura de Paratinga, através da 1ª conferência de cultura da atual gestão municipal. A abertura do evento teve a participação dos artistas Rafael e Willian com recital de cordéis retratando a vida a vida sertaneja.

A composição da mesa diretiva teve a presença de autoridades como: Aristóteles Gomes de Sa (Presidente da Câmara Municipal), Vereador Ênio Almeida, Profª. Ilka Moura (Dir. de Cultura Municipal), Prof. Marcelo Bezerra, André Dourado (Sec. De Administração), Dr. Jessé Rocha (Sec. de Agricultura) e o Prof. Manoel Pedro.

O presidente da Câmara Aristóteles (Toge), em sua fala inicial, chamou a atenção para uma urgente reestruturação da cultura no município, onde existe uma riqueza cultural muito grande e essa esta desaparecendo. Às vezes por conta da falta de uma política publica de cultura e também pelo poder do capital que abafa a vontade e espontaneidade em se fazer cultura, pelo simples amor a arte. O Presidente ainda fez questão de afirmar que a Casa Legislativa esta de portas abertas para discutir as políticas publicas do nosso município, sendo uma grande aliada dos projetos sociocultural. Toge, ressaltou que duas ações selecionadas na 1ª Conferencia da Cultura, como prioridades para o poder publico municipal, foram realizadas através da sociedade civil, através dos projetos feito pela Associação São Sebastião “A RADCOM TOMBA FM e o CINE MAIS CULTURA RIO BRANCO” esse ultimo funcionando no espaço cultural da Câmara de Vereadores, todas as quintas feiras.

Pres. Toge e Vereador Enio, participam da Conferência de Cultura de Paratinga

O vereador Enio Almeida, considera que devemos ter uma obrigação maior em preservar a nossos patrimônios culturais, poder público, sociedade civil, enfim, todos no mesmo proposito, que é de dar novos rumos a cultura de Paratinguense. Resgatando valores esquecidos e buscando novas alternativas para que se possa trabalhar com mais eficácia as questões ligadas à área. Completando a sua fala, o vereador ainda se mostrou disposto em ajudar na busca de soluções eficazes para a questão cultural.

Um dos pontos mais altos levantados nesta conferência, é a imediata criação do conselho de cultura que segundo a Profª Ilka Moura (Dir. Municipal de Cultura), fortalecera os trabalhos na área e proporcionara uma maior possibilidade de captação de recursos.

A conferencia contou com um bom número de presentes, todos com a preocupação de ir em busca de soluções práticas para alavancar a cultura no município de Paratinga.

Publico presente na 3ª Conferência de Cultura de Paratinga